Olá amigo leitor, hoje estou trazendo para você um artigo sobre a Libra, a criptomoeda do Facebook.

Espero que você aprecie a leitura e tire suas próprias conclusões sobre essa nova criptomoeda.

O audacioso projeto do Facebook em ter suas própria criptomoeda veio a público recentemente (junho 2019). Neste artigo estarei trazendo os detalhes mais importantes.

Vamos lá…

1. O que é a criptomoeda Libra?

Assista o vídeo abaixo.

A criptomoeda Libra, em primeiro lugar, não tem absolutamente nada a ver com aquela moeda britânica chamada Libra Esterlina.

Se trata de uma criptomoeda criada pelo Facebook.

A Libra promete trazer uma plataforma de pagamento com total segurança para pessoas que não possuam conta bancária, baseado em uma blockchain.

Curso + E-book Gratuito!

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

2. Missão da Libra

Sua missão é reinventar dinheiro e transformar a economia global para que as pessoas em todos os lugares possam viver melhor.

3. O que é Calibra?

Juntamente com  a criptomoeda Libra, o Facebook também anunciou a criação de uma nova subsidiária regulada.

Se trata da Calibra, a qual vai oferecer a wallet (carteira em inglês) para guardar suas Libras com total segurança.

O projeto ainda prevê que a carteira estará disponível em diversas plataformas do Facebook, como o Menseger, WhatsApp, além de um aplicativo independente para a realização de transferências.

4. Novidades para as redes sociais

Com o surgimento da Libra, acontecerão algumas novidades nas redes sociais.

Uma novidade é que com a Libra, será possível realizar compras no dentro do Instagram e  Facebook.

O projeto também menciona o uso da Libra em pagamentos, transferências e compras (outras plataformas que não seja o Instagram e o Facebook), e até pagamento pelo transporte público.

A Libra realmente promete ser uma revolução dentro da blockchain no mundo das criptomoedas.

5. Parcerias

O Facebook buscando notoriedade para a Libra não está desenvolvendo o projeto sozinho.

Com a globalização do mundo moderno, um total de 28 empresas, entre elas a Mastercard, Paypal, Uber e Spotify, Ebay, Mercado Pago e Vodafone além de algumas empresas do ramo das criptomoedas como a Coinbase e a Xapo fazem parte desse audacioso projeto.

E ainda o Facebook (principal criador da criptomoeda) convidou rivais como o Google, a Microsoft e o Twitter para entrarem neste grupo com as demais empresas.

A expectativa é que o lançamento oficial da Libra ocorra no primeiro semestre de 2020 e que cerca de 100 empresas façam parte do time de fundadores.

Conforme informações dos criadores do projeto, todas empresas envolvidas estão reunidas em um tipo de associação sem fins lucrativos, onde a Libra será financiada para ser aceita como meio de pagamento.

6. O projeto

Esse projeto busca a criação de um sistema seguro, escalável e de credibilidade confiável.

Só que tem algo soando estranho no ar…

Curso + E-book Gratuito!

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

É que algumas dessas empresas, já vieram a público e já criticaram duramente as criptomoedas.

Agora fazem parte do projeto, e aí surge uma pergunta. O que essas empresas planejam junto com o facebook? Deixe sua opinião nos comentários.

Será que mudaram de opinião e realmente reconheceram as criptomoedas como o futuro para meio de pagamentos, ou querem tirar proveito de algo?

Para não perder o foco, o projeto também possui pontos interessantes e benéficos aos seus usuários. Confira abaixo:

  • Todo o processo de transação com Libra não haverá taxas para os usuários;
  • A promessa de não haver alta volatilidade como nas demais criptomoedas;
  • Promessa de ser uma stablecoin;
  • Troca por moedas oficiais será feita por meio de aplicativos e carteiras, como a Calibra Wallet;
  • Centros comerciais poderão conter postos de troca de dinheiro em Libras, fora das casas de câmbio;
  • Transações online;

ATENÇÃO: cuidado com falsos sites que falam que já estão vendendo Libra, pois a previsão de lançamento como já disse antes é somente no primeiro semestre de 2020.

7. Sede

Apesar do principal fundador do Facebook Mark Zuckerberg ser norte americano, o local para escolhido para ser base da Libra Association foi Genebra na Suiça.

A sede foi estabelecida em Genebra por possuir uma postura neutra e por ser um polo de inovação em serviços financeiros e blockchain.

8. O que esperar da Libra?

Hoje o facebook possui um alcance de mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo. Todos os usuários terão acesso a criptomoeda.

A Libra será uma criptomoeda centralizada, pois como já disse anteriormente, o projeto está sendo desenvolvido por pelo menos 28 empresas, e até no lançamento oficial querem chegar a 100 empresas.

Será uma stablecoin (conforme já mencionei antes), e estará pareada com diversas moedas fidunciárias e ainda não se sabe o seu real valor.

A Libra vai injetar milhões no mercado das criptos, mas acredito que não vai chegar no capital de mercado do Bitcoin, pois este é descentralizado.

De modo geral, a entrada da Libra será benéfico para o mercado das criptomoedas. Pois o mercado será muito mais valorizado, fazendo com que o Bitcoin seja muito  mais conhecido.

A questão da Libra ser sem fins lucrativos, pode ser apenas um slogan para uma divulgação em massa e tornar a moeda conhecida mundialmente mesmo antes do seu lançamento.

– Clique Aqui e Acesse o Site Oficial da Libra

– Veja a Postagem de Mark Zuckerberg referente ao lançamento da Libra

– Saiba Mais sobre a Libra

9. O impacto na economia mundial

Muitos entusiastas acreditam que a Libra pode se tornar um novo bitcoin, mas acredito que isto está fora de cogitação.

Surge uma polêmica!

Com a divulgação dos detalhes sobre a Libra, a economia mundial está toda em alerta.

Esse alerta se dá em função da grande quantidade de usuários e que acessam o facebook diariamente.  E para você ter idéia, boa parte das pessoas não conhecem as criptomoedas, e com a Libra elas vão passar a conhecer.

Como é de conhecimento dos entusiastas em criptomoedas, existem diversos impasses de governos quanto a regulamentação das criptomoedas.

A regulamentação já ocorreram em  diversos países do mundo, e ao meu modo de ver os bancos centrais tem o medo de perderem o monopólio de manipular a economia global.

E agora que o Facebook está desenvolvendo sua própria criptomoeda, a economia global poderá estar temendo ou forjando uma crise financeira mundial em função do fim desse monopólio.

Com isso, o dólar pode deixar de ser a principal moeda do mundo e possa se desvalorizar. O que pode causar um reboliço na economia mundial.

E você o que acha da Libra? O que será da economia global? Deixe um comentário!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.