O Bitcoin é muito mais do que apenas “dinheiro da internet”.

Desde que surgiu, em 2009, essa moeda digital vem revolucionando a forma como pensamos o dinheiro, os bancos e até mesmo a liberdade financeira.

Mas afinal, o que é o Bitcoin e por que ele é tão importante? Vamos entender.

No ranking do coinmarketcap o bitcoin é a  principal criptomoeda, sendo que somente o seu capital de mercado e mais da metade do valor total de todas as criptomoedas e também é a criptomoeda a mais valorizada e famosa no mundo.

Logo abaixo coloquei uma breve explicação para te ajudar a entender o que é bitcoin.

1. O que é bitcoin?

Bitcoin (BTC) é uma moeda digital descentralizada, ou seja, não é controlada por nenhum governo, banco central ou instituição. Ele foi criado para funcionar como uma forma de dinheiro entre pessoas, pela internet, sem a necessidade de intermediários.

Ele é baseado em uma tecnologia chamada blockchain, que é como um livro-caixa público onde todas as transações feitas em Bitcoin ficam registradas, de forma transparente, segura e imutável.

2. Quem criou o Bitcoin?

O Bitcoin foi criado por uma pessoa (ou grupo de pessoas) sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Em 2008, Satoshi publicou um artigo descrevendo como o Bitcoin funcionaria, e no início de 2009 lançou o software e minerou o primeiro bloco da rede — conhecido como Bloco Gênese.

Até hoje, ninguém sabe ao certo quem é Satoshi Nakamoto.

3. Como o Bitcoin funciona?

O Bitcoin funciona por meio de uma rede de computadores distribuída (também chamada de rede peer-to-peer), que valida e registra todas as transações. Esses computadores seguem um protocolo aberto e criptografado.

Quando uma pessoa envia Bitcoin para outra, essa transação é verificada por diversos nós da rede (os chamados mineradores) e, uma vez validada, é adicionada a um bloco da blockchain.

4. Mineração

Por que os mineradores de bitcoin estão colocando em dúvida efeito de 'halving' de 2024 | Criptomoedas | Valor Econômico

Os bitcoins são gerados através de um processo conhecido como mineração.

A mineração é a execução de cálculos matemáticos super complexos por computadores com alto poder de processamento.

Esses processadores de alto desempenho resolvem problemas matemáticos na internet e recebem como recompensa bitcoins.

A partir daí, os bitcoins passam a ser utilizados por toda internet, seja para fazer compras, pagamentos, receber através de serviços prestados, etc.

Hoje em dia muitos lugares no mundo já aceitam Bitcoin: lojas, restaurantes, cafés, aeroportos, concessionárias, etc. Inclusive, você pode ter um comércio ao lado da sua casa que já aceita Bitcoin. Pode ser que, na sua cidade, alguns comércios já aceitem Bitcoin e você nem sabe. Acesse o site: http://www.coinmap.org

5. Por que o Bitcoin tem valor?

O valor do Bitcoin vem de vários fatores:

  • Escassez: O número total de Bitcoins é limitado a 21 milhões. Nunca existirão mais que isso.

  • Descentralização: Ninguém pode “imprimir” mais Bitcoin como ocorre com moedas tradicionais.

  • Confiança: Ele é seguro, transparente e não pode ser falsificado.

  • Utilidade: Pode ser usado para transferir valores para qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, com taxas geralmente menores do que as dos bancos.

6. É seguro usar Bitcoin?

Sim, o Bitcoin é considerado extremamente seguro, graças à criptografia avançada e ao sistema descentralizado. No entanto, como o controle é do usuário, é essencial tomar cuidado com carteiras digitais, senhas e fraudes. Ao perder sua chave privada, você perde o acesso aos seus Bitcoins — não há “segunda via”.

7. Como o Bitcoin se valoriza (lei da oferta x demanda)

O preço do Bitcoin é determinado pela oferta e demanda no mercado. Como é uma moeda limitada e tem um interesse crescente, o valor pode variar bastante com notícias, adoções por empresas, regulações governamentais e especulação de investidores.

O valor do bitcoin é definido com base na Lei da Oferta e Demanda, ou seja, quanto maior o número de pessoas interessadas, maior será o valor da moeda.

Isso significa que a moeda pode chegar a valores astronômicos. Inclusive, alguns especialistas acreditam que 1 bitcoin pode chegar a valer 1 milhão de dólares rapidamente, por isso é considerado atualmente o negócio mais rentável da humanidade.

8. Vantagens e desvantagens

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do bitcoin.

8.1. Vantagens do Bitcoin

  • Total controle do seu dinheiro

  • Transferências internacionais rápidas e baratas

  • Sistema financeiro alternativo

  • Privacidade e segurança

8.2. Desvantagens do Bitcoin

  • Alta volatilidade

  • Pouca aceitação como forma de pagamento (ainda)

  • Riscos se mal utilizado (como qualquer tecnologia)

9. O que é uma carteira digital?

Para você começar a operar com Bitcoins você vai precisar criar uma carteira digital.

É como uma conta bancária pela internet.

No entanto, ao criar a sua conta, você vai ser o seu próprio banco, ou seja, você não vai depender de uma instituição bancária para tomar conta do seu dinheiro.

Nenhum banco vai cobrar impostos e uma série de taxas abusivas de você. Quando você criar a sua própria carteira de Bitcoins, será 100% dono do seu dinheiro.

Saiba Mais sobre Carteiras de Criptomoedas

10. Blockchain

Temos diversos artigos aqui no blog que fala sobre blockchain, mas vou falar novamente da sua importância para o mercado das moedas digitais e todas as milhares de criptomoedas existentes no mercado.

Todas as transações realizadas em bitcoin, seja para pagamentos ou recebimentos,  são altamente seguras. Elas são feitas através da blockchain.

Hoje, a blockchain é tida como o sistema mais seguro do mundo.

Basicamente, seria necessário uma força computacional gigantesca (que ainda não existe) para quebrar a segurança da Blockchain, ou seja, seu dinheiro (ou melhor, seus Bitcoins) estarão sempre em total segurança.

Leia também: Tudo sobre a Blockchain

11. A revolução que o bitcoin tem causado no mundo

O bitcoin hoje é uma revolução do dinheiro no mundo e muitos o consideram como o início do fim das cédulas de papel.

Hoje, bancos e governos estão muito preocupados pelo fato de não conseguirem impor nenhum tipo de interferência aos bitcoins.

Eles não conseguem entrar pelo fato da moeda não ser centralizada. Dessa forma, esses órgãos não conseguem colocar as suas regras e obter ganhos em cima do dinheiro de outras pessoas (como é feito no sistema tradicional).

Alguns especialistas acreditam que bitcoins e a blockchain são invenções mais importantes até mesmo do que a própria invenção da internet.

12. Conclusão

O Bitcoin é uma inovação que vai muito além do mundo financeiro. Ele representa uma nova forma de pensar sobre o dinheiro, a liberdade e a descentralização. Apesar dos desafios e da volatilidade, continua sendo uma das tecnologias mais promissoras do nosso tempo — e o ponto de entrada para o universo das criptomoedas.

Se você quer acompanhar o futuro do dinheiro, vale a pena entender e estudar o assunto com atenção.

Deixe o seu comentário e curtam nossas redes sociais. Quer aprender mais sobre o mercado de criptomoedas ou alavancar seus ganhos, clique no botão abaixo.

Quero Aprender Sobre Bitcoin

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.