Olá amigo, neste artigo você vai conhecer as principais criptomoedas brasileiras. Leia até o final e fique por dentro do assunto.
O bitcoin tem o mérito por ter sido a primeira criptomoeda da era blockchain de sucesso do mundo, tendo Satoshi Nakamoto criado pela primeira vez a escassez digital.
No entanto, desde a criação da Ethereum, milhares de outras criptos e tokens foram desenvolvidos para diferentes finalidades e nichos de mercado.
Os brasileiros também contribuíram para o desenvolvimento deste ecossistema, com vários projetos que foram realizados por equipes do país.
Logo abaixo listei as principais criptomoedas brasileiras.
1. B2U Coin
A moeda B2U Coin é uma criptomoeda desenvolvida pela exchange brasileira Bitcointoyou, a pioneira exchange nacional, atuando no mercado desde 2010.
Sua pré-venda do que aconteceu no dia 10 de setembro de 2020 e tem como objetivo ser uma cripto com transferências instantâneas, sem comissões e com alta aplicabilidade no pagamento de contas, cédulas e transações diárias.
De acordo com a empresa, também fará sentido “ter, gastar e poupar” B2U Coin.
Curso + E-book Gratuito!
Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!
A segurança da rede será baseada no PoS (Prova de Stake), a mesma tecnologia que será adotada pela Ethereum 2.0.
A B2U Coin contará com a sua própria blockchain a partir da segunda fase do projeto, sendo ainda centralizada pela empresa Bitcointoyou.
Vantagens:
- Desconto de 30% em operações na plataforma da empresa;
- Maquininha para receber pagamentos em B2U Coin e criptomoedas;
- A maquininha permitirá que você venda B2U Coin e criptomoedas através do PIX, cartões de crédito, débito e dinheiro;
- Cashback em B2U Coin;
- Transações instantâneas e sem taxas.
Essa cripto encontra-se listada na coimarketcap, porém, seus dados de mercado não podem ser rastreados.
2. Hathor (HTR)
A rede Hathor não é oficialmente brasileira, embora tenha o fundador brasileiro Marcelo Salhab. Este desenvolveu a criptomoeda em seu P.h.d.
Além da rede Tron, a Hathor tem como objetivo ser um forte concorrente da rede Ethereum com alta escalabilidade e facilidade de uso e criação de tokens e contratos inteligentes.
De acordo com a empresa “qualquer criança de 13 anos pode criar seu próprio token para diversão”.
A tecnologia visa ser uma evolução natural da blockchain do Bitcoin, chegando a mais de 200 transações por segundo sem coordenação central ou masternodes.
Atualmente a criptomoeda está na posição 242 no coinmarketcap.
3. Bitblocks (BBK)
A Bitblocks (BBK) é uma criptomoeda brasileira criada em 2018 que surgiu de uma bifurcação da cripto PIVX.
Seu objetivo é de ajudar o mercado do entretenimento, com foco principal nos e-sports. A empresa pretende levar o conhecimento das criptomoedas através dos games.
Um outro fator interessante dessa criptomoeda brasileira é a permissão de transações instantâneas com comissões zero, sendo baseada em recursos de privacidade para transações anônimas.
Essa criptomoeda brasileira já possui cerca de 245 milhões de unidades em circulação, com uma emissão máxima de 584 milhões de unidades. Seu sistema de mineração é baseado na rede PoS (Prova de Stake).
Vale lembrar que o mercado de jogos cresceu muito nos últimos anos e já movimenta mais dinheiro do que a indústria cinematográfica.
O Brasil em 2019 alcançou a posição de 13º no ranking global de mercados de jogos e isso pode influenciar o desempenho da moeda.
4. Nióbio Cash (NBR)
A Nióbio Cash é uma criptomoeda brasileira criada em novembro de 2017.
Essa criptomoeda utiliza mineração em Proof of Work, a mesma tecnologia usada no Bitcoin. Atualmente existem 140 milhões de unidades em circulação, com limite máximo de 336 milhões de unidades.
Curso + E-book Gratuito!
Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!
De acordo com os desenvolvedores, 5% do total obtido através da mineração é voltado para o incentivo à pesquisa sobre as riquezas minerais brasileiras, especialmente para o nióbio, metal muito importante para a indústria tecnológica.
Clique no link abaixo e leia nosso post falando sobre a criptomoeda Nióbio Cash.
Leia também: Nióbio Cash – Uma Criptomoeda Genuinamente Brasileira
5. WiBX (WBX)
Essa é mais uma das várias criptomoedas brasileiras, seu objetivo é aproximar os clientes de comerciantes em uma espécie de mercado de divulgação.
Ela fornece uma maneira dos empreendedores recompensarem seus clientes mais fiéis por divulgarem informalmente seus negócios.
A plataforma conta com diversas parcerias como por exemplo, Instituto Tecnológico de Aeronáutica , Allianz, Petz e Picpay, de acordo com o site Wibx.
6. CriptoBRL
De acordo com a empresa por trás do projeto o “Crypto-BRL, ou cBRL, é uma criptomoeda com paridade de (1: a 1) com o real brasileiro (BRL)”.
Essa stablecoin brasileira foi desenvolvida utilizando o padrão ERC20, sendo um token baseado na blockchain da Ethereum.
Leia também: Stablecoins – A Surpreendente Verdade que Não Contaram para Você
7. ZCore (ZCR)
A Zcore é mais uma das diversas criptomoedas brasileiras, ela surgiu a partir de um fork da Dash e usa o algoritmo NeoScrypt para mineração através de Proof of Work.
Essa cripto surge com o intuito de ser um sistema de pagamentos.
A oferta máxima da moeda é de 18 milhões de unidades, menos do que o bitcoin em si, que terá 21 milhões de unidades.
A rede é baseada em dois tipos possíveis de transação sendo instant send e a private send. Tenha a segunda um foco em privacidade.
8. Lunes (LUNES)
A Lunes é uma criptomoeda brasileira que tem como foco facilitar a adoção de criptomoedas no mundo.
Sua ICO chamou muita atenção por arrecadar 2,3 milhões de dólares.
A cripto segue na filosofia da integração e possui uma wallet que possibilita o armazenamento de múltiplas criptomoedas.
O LunesMarket é uma exchange descentralizada onde você poderá negociar os tokens desenvolvidos na plataforma.
Você também pode fazer o registro de documentos na blockchain através da plataforma Lunes Truth.
O supply dessa criptomoeda é de cerca de 150 milhões de unidades e seu marketcap está próximo de 500 milhões de dólares.
9. Vira-lata Finance ($REAU)
Se trata de uma criptomoeda meme brasileira, criada em 21 de março de 2021 a Vira-Lata Finance $REAU.
Com o popular “vira-lata caramelo” como mascote, a Vira-Lata Finance ($REAU) promete rivalizar com a mundialmente consolidada Dogecoin, a criptomoeda meme mais famosa do mundo.
Inclusive, um dos grandes trunfos dessa nova criptomoeda para superar a sua maior concorrente, a Dogecoin.
Curso + E-book Gratuito!
Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!
Em sua tecnologia, os idealizadores afirmam que essa moeda possui mecanismos deflacionários, pois o protocolo afirma que existe queima de moedas para maior liquidez, além de uma proteção “anti-baleia” para impedir que a maior parte do suprimento da criptomoeda seja controlada por apenas um endereço.
O projeto também oferece incentivo aos holders de 1% em cada transação, que serão divididos entre os detentores da moeda.
Por se tratar de um projeto novo e ainda de uma meme, existe uma grande probabilidade dessa moeda ser um scam, portanto, muito cuidado com essa cripto, pois já existem boatos de que a mesma foi criada sob um forte esquema ponzi.
Até o final da criação deste post, foram realizadas diversas pesquisas sobre a Finance $REAU, portanto, não foram encontradas maiores informações do que aqui apresentadas sobre essa criptomoeda brasileira considerada um meme.
10. Considerações finais
O mundo das criptomoedas é realmente muito grande e muitos outros projetos foram desenvolvidos por brasileiros, como Dilmacoin, Ecochain, Auctus e muitos outros.
Vale ressaltar que, assim como em 2017, o momento parece muito oportuno para a criação de novas altcoins. No entanto, é preciso entender que criação e sustentação são qualidades diferentes. Há facilidade para a geração de ativos, mas nenhum projeto será sustentável se não houver uma base muito sólida.
E você, o que achou dessas criptomoedas brasileiras aqui apresentadas?
Deixe um comentário e sua opinião sobre as mesmas. Curtam nossas redes sociais.