Tenho uma pergunta para lançar para você leitor: como a tecnologia blockchain pode otimizar o marketing?
É isso que vou buscar explicar neste post.
1. A tecnologia blockchain
Desde sua criação, a tecnologia blockchain sempre foi associada ao Bitcoin e a outras moedas digitais.
No entanto, se você olhar além do Bitcoin, fica claro que as criptomoedas representam apenas o início do uso dessa tecnologia.
O potencial de transformação do blockchain se estende muito além das criptomoedas. Por esta razão, é importante ampliar o alcance do uso dessa tecnologia.
Precisamos parar de definir blockchain como uma tecnologia que só suporta criptomoedas e percebê-lo como uma forma de armazenar informações de uma forma segura, rápida e distribuída.
A partir desse entendimento será possível explorar o potencial impacto da tecnologia blockchain em diferentes setores, incluindo o setor de marketing.
A tecnologia Blockchain pode influenciar as estratégias de marketing de startups e pequenas empresas de diferentes formas. Isto inclui:
- Proteção de informações pessoais
- Roteamento direto
- Melhorar a transparência
- Verificação e procedência
2. Proteção de informações pessoais
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O aumento dos casos de violação de privacidade fez com que os consumidores tenham consciência da segurança e uso de seus dados.
A introdução de leis de proteção de dados em diferentes partes do mundo, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) a partir de UE e a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD) são marcos importantes que estimulam essa conscientização.
Nesse contexto, quando pensamos em tecnologia blockchain, embora as informações contidas nele sejam caracteristicamente públicas, elas não são controladas por um corpo centralizado.
Isso significa que o blockchain permite que os consumidores gerenciem seus dados com a ajuda da criptografia apropriada.
Os profissionais de marketing podem usar essa estrutura no caso de poderem oferecer qualquer valor tangível ao consumidor.
Em troca desse conteúdo/produto/serviço, o consumidor irá voluntariamente abrir mão de suas informações pessoais. Ou seja, não haverá violação de privacidade e não haverá risco de sanções associadas a este tipo de violação.
Este cuidado é essencial para os negócios porque processos desta natureza podem ferir ou até mesmo acabar com uma empresa.
Além disso, se feito de forma correta, um pequeno negócio poderia se beneficiar do fato de receber informações legitimamente personalizadas, atuais e precisas.
3. Direcionamento preciso em campanhas de marketing
Conhecimento de propriedade de dados e mercadorias é uma mina de ouro para usuários de marketing, pois facilita a precisão e minimiza as ineficiências.
Por exemplo, uma peça de roupa de grife, possui uma tag NFC que possibilita que seu comprador se cadastre e se conecte a um aplicativo descentralizado (dApp).
Isso permitirá que a empresa envie notificações (push) para o proprietário da parte que estiver conectada à rede blockchain desse produto específico.
Essas notificações podem incluir ações como o convite para participar de eventos promocionais exclusivos ou o envio de códigos de desconto para outro produto nessa mesma linha.
Outra alternativa é o uso de blockchain para segmentação de acordo com locais específicos, possivelmente direcionando o tráfego para uma nova loja de varejo para o resgate de um voucher.
Em geral, esta integração de drivers oferece aos profissionais do marketing que pode fornecer resultados tangíveis.
4. Melhorando a transparência
Em um escopo mais amplo, a tecnologia blockchain tem o potencial de abordar múltiplos insights subjacentes em marketing e publicidade, como transparência de cadeias de suprimentos e hits de anúncios.
Para entender melhor esta questão, dados do relatório da Juniper Research de 2019 mostraram que os anunciantes perderam cerca de $19 bilhões de dólares por causa de fraude.
Isso tem levado algumas das maiores empresas de tecnologia a investir em blockchain, pesquisa e desenvolvimento para identificar soluções que possam solucionar este problema.
Uma das soluções que estão sendo exploradas é a criação de um sistema simples de reconciliação monetária para a compra de mídias digitais. Outra alternativa é encontrar maneiras de usar a tecnologia blockchain no processo de compra.
Exemplo disso seria permitir que os consumidores façam negócios diretamente com os comerciantes em vez de depender de intermediários usando sua moeda digital única .
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De um ponto de vista do marketing, essas soluções abririam caminho para cativar tanto as experiências da marca quanto do consumidor.
5. Verificação e procedência
Para um pequeno negócio, a tecnologia blockchain pode abordar alguns dos desafios que os profissionais enfrentam quando a questão é sobre verificação e procedência. Esses problemas são essenciais porque os consumidores de hoje exigem essa clareza.
Tomando o exemplo da roupa de luxo fornecida acima, o chip NFC embutido também pode armazenar informações sobre a fábrica e a identidade do designer. Consequentemente, os consumidores podem diferenciar produtos falsificados de legítimos em tempo real.
Ficou claro que o blockchain é uma tecnologia muito útil para vários setores.
Seu grande potencial pode revolucionar e gerar impactos positivos diferentes indústrias, incluindo a indústria de marketing.
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