Neste artigo você vai conhecer 6 fatores para analisar o mercado de criptomoedas.

Melhor do que as recomendações a seguir é ter as armas para tomar as melhores decisões todas as vezes!

O mercado de criptomoedas é muito volátil. O que está de certa forma hoje pode não ser mais amanhã.

Então, e para ajudá-lo nessa missão, nós preparamos uma lista com 6 fatores que você deve considerar para avaliar e escolher as melhores criptomoedas para investir, entre as centenas de possibilidades que existem no mercado!

1. Inovação tecnológica

Apesar de seu sucesso, o Bitcoin preocupa alguns investidores de longo prazo pelo fato de que sua tecnologia não é facilmente escalável.

Um excesso de usuários pode tornar a rede muito pesada para torná-la viável. Custos elevados e lentidão nas transações são possíveis consequências disso.

Isso não significa que o Bitcoin não é um bom investimento. Mais e mais soluções são desenvolvidas para este problema, como é o caso da Lightning Network.

No entanto, há outras criptomoedas procurando consertar isso da raiz, implementando tecnologias de rede distribuídas mais sofisticadas, com algoritmos de consenso mais eficientes.

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

Por que não arriscar em uma dessas moedas menos dominantes, mas com bons fundamentos técnicos?

Pois nem sempre é preciso muito investir para ter bons retornos.

2. Volume comercial

Normalmente, quanto maior o volume, melhor!

O volume pode ser usado como um indicador que reflete a quantidade da moeda que é comprada e vendida. Ele serve como uma pista para o interesse geral que existe em torno de criptomoedas.

Criptomoedas já são voláteis geralmente, mas um baixo volume no preço os torna ainda mais suscetíveis a grandes variações!

Volume no site Coinmarketcap.

Volume ainda pode ser visto como uma ferramenta muito útil para entender os investidores aceitando determinados movimentos de preços.

Por exemplo:

Se um aumento de preços for suportado por um volume forte, isso pode ser um sinal de que o mercado está aceitando o novo preço, impulsionando a trajetória ascendente. Mas o oposto também pode acontecer.

3. Capitalização de mercado

Junto com o volume, outro indicador financeiro é a capitalização de mercado da criptomoeda em questão, conhecida em inglês como market cap.

Este indicador é calculado da seguinte forma:

  • Capital de Mercado = Quantidade de Moedas x Preço

Aqui a regra de ouro é evitar moedas com uma capitalização muito baixa.

Quanto menor for o market cap, mais fácil será a manipulação do preço dessa moeda, como acontece com esquemas fraudulentos de pump & dump.

Pump & dump é quando alguém com muito capital consegue influenciar preços de uma moeda para ganho próprio.

4. Comunidade

Em muitos casos a comunidade em torno de uma criptomoeda torna-a mais resistente. Esse interesse mantém os compradores ativos, o que sustenta o crescimento de um projeto.

Um exemplo de uma moeda com uma grande comunidade é o VeChain (VET).  A certa altura o Reddit chegou a banir menções a essa moeda! Como seria de esperar, a comunidade reagiu com desagrado.

As respectivas páginas de moedas nas redes sociais são uma excelente maneira de medir o suporte que elas possuem.

Você pode consultar o engajamento nas redes sociais em fontes como o CoinGecko.com.

5. Crescimento

Outro ponto você deve estar ciente é o potencial de crescimento do projeto.

Seja pela dificuldade de mineração, pelo “peso” da rede ou até mesmo por bugs na plataforma, muitas criptomoedas apresentam problemas de escalabilidade.

A questão está na seleção de projetos que apresentam roteiro lógico e coerente. Ou projetos mostrando que você tem uma equipe tecnicamente capacitada de redesenhar o projeto.

No caso da Bitcoin, a equipe responsável por seu desenvolvimento tem sido incrivelmente ativa na invenção de soluções para seu problema de escalabilidade.

Você muitas vezes não tem que procurar ativamente por essas informações. Eles acabam indo para as manchetes de notícias que se espalha por redes sociais ou por “cripto mídia”.

No entanto, se for no seu interesse, você pode sempre consultar o GitHub das moedas em questão para acompanhar seus desenvolvimentos em mais detalhes.

6. Objetivos

Para não tornar nossa lista desinteressante, deixamos um dos pontos mais importantes para finalizar.

Quanto a qualquer criptomoedas nós devem sempre nos perguntar:

Qual é o objetivo desta moeda? Existe algo assim?

Destacamos algumas moedas como a TRON (TRX) e Stellar (XLM), por exemplo, que têm objetivos muito ambiciosos. Se alcançados, eles podem revolucionar o modo como diferentes segmentos da sociedade interagem uns com os outros.

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

No caso da TRON destacamos um objetivo específico de descentralizar os serviços de entretenimento, como Netflix e Youtube.

Já Stellar é uma criptomoeda mais direcionada para a área financeira. Graças à qualidade do projeto, ele tem parcerias com empresas como a IBM e a Deloitte.

Também procure uma análise nas moedas que você tem interesse em, por perceber o “maior objetivo” da criptomoeda em questão.

Para os mais exigentes faz sentido ler o documento técnico do projeto. Esse documento é quase como uma “tese” da criptomoeda, que responde as perguntas:

Qual é a visão?
Qual é o problema que você vai resolver?
Como irá resolver o problema (instruções técnicas)?
Quem é a equipe?

E por aí vai!!!

7. Considerações finais

Uma dica muito importante que devo reforçar é que para a avaliação de uma criptomoeda, deve-se levar todos os fatores em conta ao mesmo tempo. Você não deve se concentrar em apenas um ou dois aspectos.

Isso pode levá-lo a conclusões incompletas e até erradas sobre algumas moedas. O que, pode acarretar em danos e perdas.

– Veja as criptomoedas promissoras para 2021

Deixe  um comentário, pois temos o maior prazer em ajudar que está afim de realmente aprender sobre o mercado de criptomoedas. Compartilhe este artigo nas redes sociais e vamos fazer chegar esse assunto ao maior número de interessados.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Muito obrigado pelo comentário. Estamos sempre buscando trazer de forma clara e correta a verdade sobre o assunto, pois a nossa missão aqui e ajudar as pessoas a conhecer realidade o mercado cripto. Abraço!!!

Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

E-book ensina 12 passos essenciais para investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Conheça 12 passos essenciais que todo investidor de criptomoedas deve saber, antes de realizar qualquer tipo de investimento. Aproveite a única oportunidade do momento para alavancar seus ganhos ainda hoje!

guia-12-passos-para-investir-em-criptomoedas

Curso Gratuito Sobre Bitcoin e Outras Criptomoedas em Videoaulas

O curso gratuito Criptoteen ensina como investir de maneira simples e segura no mercado de criptoativos. Aproveite essa oportunidade pois as vagas são limitadas!