Neste post vamos falar de 7 criptomoedas que vieram antes do bitcoin. Leia este post até o final e surpreenda-se.

Quando estamos falando de criptomoedas, há uma certa disputa para ver quem era a pessoa que investiu em Bitcoin antes de todos.

Mas se convenhamos, a maioria das pessoas começaram ouvir sobre criptomoedas no Brasil depois de 2010, quando a questão ganhou algum espaço na mídia convencional.

Mas então quem e quando criptomoedas foram criadas?

1. A criação das criptomoedas

O consenso de mercado diz que a “invenção” das criptomoedas foi feita em 31 de outubro de 2008 de 18h10, através da publicação feita na lista de e-mails de Gnome pelo anônimo Satoshi Nakamoto.

Naquele dia, estaria sendo “registrado” o primeiro aparecimento de uma criptomoeda. É uma ideia razoável, tendo em vista que o Bitcoin tornou-se a mais popular entre elas.

No entanto, há alguns problemas com essa concepção, pois estamos falando de criptomoedas, e não especificamente do Bitcoin.

Apesar do Bitcoin ter sido a primeira ideia a vingar, isso não significa que não houveram outras criptomoedas  relevantes para o mundo em momentos anteriores ao nascimento do Bitcoin.

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

Quem poderia garantir que todo o trabalho do Satoshi Nakamoto não seria apenas uma cópia ou interpretação de outra proposta?

Diante de uma ampla pesquisa, consegui verificar artigos antigos que visam métodos computacionais (como é o caso do Proof Of Work, que é central para a construção das criptomoedas), então era possível que as criptomoedas que vieram antes disso.

No entanto, não cabe ao Bitcoin ser chamado de pioneiro.

2. Conheça 7 “criptomoedas” que vieram antes do bitcoin

A seguir conheça 7 criptomoedas que vieram antes do bitcoin.

2.1. ECash

O criptógrafo da época chamada de David Chaum desenvolveu um projeto chamado ECash em 1982 (e lançado em 1983), sendo implementado com patentes devidas em 1990, através de uma empresa chamada DigiCash.

Esse projeto inclusivo chegou a ser implementado no Banco dos EUA, no Credit Suisse e no Deutsche Bank, enquanto mantém grande parte da filosofia que as criptomoedas atualmente pregam, como o anonimato.

A DigiCash faliu em 1998, graças ao crescimento do uso do cartão de crédito no e-commerce.

Uma quetão importante que merece ser mencionada sobre David Chaum é que ele também desenvolveu um método de votação em 1981, que hoje se assemelha bastante à proposta de democracia de criptomoedas como a Decred.

Hoje David Chaum é considerado o pai do anonimato na internet.

2.2. E-Gold

Em 1996, um oncologista e o advogado Barry Downey lançaram uma empresa chamada E-Gold, que tinha como objetivo transferir a propriedade de ouro entre seus membros através de uma carteira pública.

Esta empresa foi a primeira que não era um cartão de crédito para implementar o conceito de transações instantâneas em uma API e também foi a primeira a utilizar intermudanças de fora da própria empresa para criar uma relação entre uma moeda digital e uma moeda fidunciária.

O E-Gold foi fechado nos anos 2000 após intervenções do governo norte americano.

2.3. Beenz

Em 1990, Charles Cohen tentou desenvolver uma moeda totalmente digital chamada Beenz, que permitiu a compra de produtos e serviços na Internet através de uma moeda completamente digital.

Além disso, a moeda usou conceitos de referenciamento para poder operar em vários cantos do mundo de forma independente.

O importante, possuía um aplicativo (na verdade, um Java Applet) para poder realizar as transações.

2.4. Flooz

Nascido em 1999 como concorrente da Beenz, a ideia era praticamente a mesma.

O projeto ficou famoso por ser usado em informações de cartões de crédito e de lavagem de dinheiro.

Incluindo o seu CEO, Robert Levitan foi acusado de realizar compras fraudulentas com 19% de todos os cartões de crédito inscritos na plataforma.

2.5. B-money

Em 1998, um cyberpunk chamado Wei Dai criou uma criptomoeda chamada B-money.

Ele registrou sua patente em conjunto com a Microsoft. Seu projeto era extremamente interessante desde que ele usou o Proof of Work para a mineração.

Além disso, Wei Dai e Adam Back (criador da Hashcash) foram as primeiras pessoas a entrarem em contato com Satoshi Nakamoto após o lançamento da sua Whitepaper. Inclusive a B-money é referenciada na whitepaper do Bitcoin.

2.6. Bitgold

Também em 1998, outro criptógrafo famoso, Nick Szabo, considerado o inventor da tecnologia Smart Contracts, iniciou suas obras com a Bitgold, uma plataforma monetária descentralizada que foi considerada a precursora da arquitetura Bitcoin.

Seu trabalho só foi finalizado em 2004, após o trabalho do criptógrafo veremos a seguir.

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

2.7. RPOW

Em 2004, o criptógrafo Hal Finney desenvolveu um modelo de Proof of Work reutilizável baseado no trabalho de Adam Beck.

Quando o projeto tomou forma de criptomoedas, foi dado o nome de RPOW, que combinado aos projetos de Adam Back e Nick Szabo, resultou em outras criptomoedas.

Infelizmente Hal Finney veio a falecer em 2014 graças a uma doença chamada esclerose lateral amiotrófica, a mesma que o físico Stephen Hawking possuia.

3. Considerações Finais

Todos os conceitos apresentados acima lidam com criptomoedas usando um modelo muito anterior ao do Bitcoin.

Como mencionado no início deste post, é possível e provável que o Bitcoin tenha sido apenas o compilado mais popular entre todos os outros.

Apesar de entender que todo esse background teve seu peso, é importante notar que ser pai de criptomoedas é uma responsabilidade muito grande que é passada para uma única pessoa.

4. Conclusão

Quais conclusões podemos tirar deste artigo?

As criptomoedas possuem muitos pais diferentes.

No entanto, todos eles são relevantes a fim de justificar o crescimento do cenário atual.

Devo ressaltar que a tecnologia anterior ao bitcoin serviu de base para a evolução tecnologica que as criptomoedas representam nos dias atuais.

Não deixe para depois, aprenda hoje mesmo a investir em bitcoin ou outras criptomoedas. Clique no link abaixo.

– Quero aprender a investir em criptomoedas de uma maneira diferente

Deixe um comentário se você conhece mais alguma criptomoeda anterior ao bitcoin. Compatilhe este artigo nas suas redes sociais.

Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

E-book ensina 12 passos essenciais para investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Conheça 12 passos essenciais que todo investidor de criptomoedas deve saber, antes de realizar qualquer tipo de investimento. Aproveite a única oportunidade do momento para alavancar seus ganhos ainda hoje!

guia-12-passos-para-investir-em-criptomoedas

Curso Gratuito Sobre Bitcoin e Outras Criptomoedas em Videoaulas

O curso gratuito Criptoteen ensina como investir de maneira simples e segura no mercado de criptoativos. Aproveite essa oportunidade pois as vagas são limitadas!