Olá meu amigos e companheiros, neste artigo venho especificar qual a diferença entre ICO, Token e Criptomoeda.

Esta é uma dúvida comum para as pessoas iniciantes no mercado uma vez que elas acham que tudo é a mesma coisa, mas eu preciso te dizer que você está errado.

Mas calma que eu vou te mostrar a diferença entre cada uma. Vamos lá…

O que é ICO?

A sigla ICO (Initial Coin Offering) em português significa oferta inicial de moedas, o qual se trata de um projeto para a criação de uma nova criptomoeda ou token onde o maior objetivo é a arrecadação de fundos antes de seu lançamento oficial, sendo de fato um pré-lançamento de uma criptomoeda.

Uma ICO geralmente é uma prática ulitizada por startups para evitar o rigoroso e regulamentado processo de captação de capital exigido por investidores de risco ou bancos.

Na campanha da ICO, uma determinada porcentagem da criptomoeda é vendida para os primeiros intusiastas que acreditam no potencial do projeto e a sua base de troca é realizada através de moedas fidunciárias ou criptomoedas.

Antes de iniciar uma campanha em uma startup geralmente são realizados:

  • um plano de arrecadação em cima do projeto da ICO;
  • viabilização do projeto;
  • saber sobre o que o projeto se trata;
  • o que o projeto irá cumprir após a conclusão;
  • o investimento necessário; e
  • por quanto tempo a campanha ICO será executada.

Durante a campanha são distribuídos alguns tokens, buscando popularizar a ICO e fazer com que as pessoas acreditem no potencial.

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

O que são Tokens?

Primeiramente para entender o que é um token devemos entender a plataforma onde ele foi originado.

Um exemplo é o Ethereum, muitas pessoas pensam que ele é uma criptomoeda mas na verdade é uma plataforma que possui o token chamado Ether.

Tanto o Ethereum (ETH), a Neo (NEO) e a Waves (WAVES) são plataformas descentralizadas que executam smart contracts (contratos inteligentes) e com os seus recursos, por exemplo, é possível transferir a titularidade de um imóvel  para um comprador e os fundos para o vendedor e tudo isso sem o governo se intrometer.

Então, token é o mesmo que ativo digital.

As plataformas descentralizadas vieram para facilitar a vida de desenvolvedores e essa facilidade vem da não necessidade de se construir uma nova blockchain podendo-se utilizar a mesma.

Os tokens de modo geral são distribuídos através das ICO’s e assim servem de ativos para startups e são negociados em exchanges e também fazem parte do ecossistema do projeto.

Um token também pode ser centralizado, mas a responsabilidade está na mão do seu criador.

Também ele pode ser criado para uma finalidade específica, por exemplo a Dragonchain (DGRN), o token da Walt Disney possui a intenção de integrar o comércio em uma Blockchain, oferecendo algumas facilidades.

Se você possui um estabelecimento, você pode utilizar tokens como pontos de fidelidade para seus clientes e para criar seu próprio token você pode utilizar as plataformas Waves (WAVES) ou Singular DTV (SNGLS).

O que são Criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais (ou virtuais), que utilizam da criptografia para segurança das transações.

Com a matemática realizando o lastro mais importante garantindo a eficiência das redes, através de processos de mineração e nodes, com a internet como infraestrutura mais importante e de alcance global.

As fronteiras são as mesmas que as da internet, ou seja, podem ser usadas desde remessas financeiras internacionais até transações locais.

Possuem característica descentralizada, ou seja, pertence aos usuários da rede toda a tecnologia. Algumas são centralizadas e pertencem a empresas ou mesmo bancos. A maior parte utiliza-se de blockchain (corrente de blocos), que funciona como um livro contábil registrando todas as transações.

Algumas criptomoedas não utilizam da blockchain, como por exemplo a IOTA.

As criptomoedas então possuem várias características peculiares a cada projeto, o comum entre todas é a criptografia que utilizam para segurança de suas transações, o que é uma nova etapa do desenvolvimento para novas economias, serviços e produtos.

Recapitulando

ICO: é uma espécie de pré-venda para o lançamento de um determinado token.

Token: são ativos digitais criados dentro de uma plataforma na blockchain (plataforma de alguma criptomoeda possivelmente), podendo ser criado para uma especialidade específica.

Criptomoeda: são moedas digitais que utilizam criptografia em suas transações através de mineração e nodes, com toda uma infraestrutura de alcance global.

Agora que você sabe a diferença entre ICO, TOKEN e CRIPTOMOEDA, compartilhe este artigo nas redes sociais.

Deixe um comentário e ajude-nos a melhorar cada vez mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

E-book ensina 12 passos essenciais para investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Conheça 12 passos essenciais que todo investidor de criptomoedas deve saber, antes de realizar qualquer tipo de investimento. Aproveite a única oportunidade do momento para alavancar seus ganhos ainda hoje!

guia-12-passos-para-investir-em-criptomoedas

Curso Gratuito Sobre Bitcoin e Outras Criptomoedas em Videoaulas

O curso gratuito Criptoteen ensina como investir de maneira simples e segura no mercado de criptoativos. Aproveite essa oportunidade pois as vagas são limitadas!