Nosso post de hoje vamos falar sobre 5 princípios básicos sobre a Blockchain.

Se você quer aprender sobre essa revolucionária tecnologia, leia este post até o final e se surpreenda-se.

A palavra “Blockchain’’’ do inglês quer dizer encadeamento de blocos. Também podemos entender como bases de registros e de dados distribuídos e compartilhamos que conseguem possuir e criar um índice global com todas as transações que acontecem em determinado mercado.

Seria mais ou menos como um livro contábil, mas de forma público, onde o acesso seria compartilhado e universal.

Nesse “livro’’’ teria para todas as pessoas informações acerca de saldos, transações em contas comerciais.

A primeira vista realmente não é tão fácil entender o conceito de Blockchain, mas para exemplificar melhor, podemos dizer que a Blockchain foi a tecnologia que tornou possível o Bitcoin, por exemplo!

Atualmente uma das moedas mais utilizadas no mundo.

Para entender melhor esse conceito você vai conhecer agora 5 princípios básicos da Blockchain. Confira:

1 – Sem autoridade central

 

Curso Gratuito Criptoteen

Aprenda o passo a passo definitivo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Digite seu nome e e-mail para acesso!

Não enviamos SPAM. Seu e-mail está 100% seguro

O primeiro princípio da Blockchain é de não existir uma terceira parte ou um regulador para que aconteça a prevenção do problema do duplo – gasto, a solução peer – to – peer é o suficiente para a ferramenta.

2 – Proof – of – Work

 

Em sua tradução podemos entender o conceito como “prova de esforço’’ que recebe uma identificação considerada única e criptograficamente calculada! Nesse caso usando o horário da rede!

Com tudo isso é possível formar um registro que vai inviabilizar a alteração ou mesmo a adulteração de todas as transações, deveriam ser totalmente recalculadas de uma forma retroativa em todas as réplicas, isso deve gerar um esforço computacional muito grande.

3 – Consenso entra a maioria

Aqui temos o maior encadeamento das transações, nessa ferramenta é possível identificar qual foi o bloco das transações que conseguiu ser aceito da melhor forma pelos participantes daquela rede.

4 – Sincronização

 

Toda pessoa participativa que se desligar de forma temporária da rede, quando vir a retornar, vai passar por um automático e obrigatório aceite pelo maior bloco encadeado de transações.

Isso vai fazer com que a estrutura consiga ser a menor possível para que aconteça a continuação de todo o processo da transação.

5 – Peer – to – peer

 A tradução desse conceito seria “rede ponto a ponto’’ é a mesma tecnologia usada por napster ou torrents.

Por exemplo, para que seja possível a transferência de dinheiro eletrônico.

Dessa forma é possível fazer os pagamentos online que podem ser feitos sem a intermediação de uma instituição financeira ou governo controlador.

6 – Outra forma de entender o conceito da blockchain

Se ainda está um pouco mais complicado entender o conceito de Blockchain, através de diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, a teoria dos jogos, a ciência de criptografia e também da engenharia de software.

Essas áreas sempre existiram de forma independente. Agora com a entrada da tecnologia Blockchain elas começaram a atuar de forma conjunta para ser estratégico.

Por exemplo, na teoria dos jogos acontece o conceito de “Problemas Generais Bizantinos’’ que quer impedir a possibilidade de pequenos generais não éticos e traidores consigam barrar a coordenação para um ataque ao inimigo.

Na plataforma a importância desse consenso se dá pelos negócios que estão sendo realizados por pessoas desconhecidas.

E sem o mecanismo, não seria possível fazer nenhum negócio por meio da plataforma.

Já da área de engenharia de software nasceu a possibilidade do código aberto dentro de todas as movimentações.

Assim foi possível ser contabilizado em milhares de computadores, sem que isso atrapalhasse a estrutura de processo gigante que estava por trás.

Aconteceu o contrário, todos que tem acesso a um computador com acesso a rede de internet pode processar no Blockchain, isso faz com que o poder das pontas da rede aconteça e não de centro.

Por fim, a criptografia utilizada o hashing.

7 – O que é um hash?

Hash é uma assinatura única, que vai impedir que qualquer coisa seja alterada sem perder a identidade original.

O principal por aqui é conseguir a geração de confiança através da veracidade que é imutável das informações.

Por isso, se você deseja entender melhor o Blockchain o ideal é saber mais como funciona toda a transação em bitcoin, a moeda que está protegida por criptografia.

E se você gostou das nossas informações de hoje não deixe de deixar um comentário, e continue em nossa página para conferir muito mais!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar Exportação de Dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar Remoção de Dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

E-book ensina 12 passos essenciais para investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Conheça 12 passos essenciais que todo investidor de criptomoedas deve saber, antes de realizar qualquer tipo de investimento. Aproveite a única oportunidade do momento para alavancar seus ganhos ainda hoje!

guia-12-passos-para-investir-em-criptomoedas

Curso Gratuito Sobre Bitcoin e Outras Criptomoedas em Videoaulas

O curso gratuito Criptoteen ensina como investir de maneira simples e segura no mercado de criptoativos. Aproveite essa oportunidade pois as vagas são limitadas!